Freguesia de Ervedal

Festas e Romarias no Ervedal

As festas e as romarias são indispensáveis em qualquer região, retratam nelas a componente religiosa e a profana, uma vez que, juntamente com as celebrações dos Santos, está aliada sempre muita alegria e divertimento.

Festa do 25 de Abril
Os festejos do 25 de Abril, começam na noite anterior, dia 24, com a realização de baile, fogo-de-artifício, comida e bebida. Prolongando-se pela noite dentro, esta festa lembra a importância da "Revolução dos Cravos".

Festa do 1º de Maio
Esta data assinala o Dia dos Trabalhadores, iniciando o seu festejo no dia 30 de Abril, à noite, com muita animação. Prolongando-se até ao dia 1 de Maio, esta festa é composta por baile, fogo-de-artifício e os tradicionais "comes e bebes".

Fogueira de Natal
Na véspera do nascimento de Jesus Cristo, a 24 de Dezembro, é feita uma fogueira no adro da Igreja. Esta proporciona a que a população se possa reunir à sua volta e confraternizar.

Desfile de Carnaval
Este desfile realiza-se no Domingo antes do Carnaval, fazendo-se passear pelas ruas várias pessoas mascaradas.

Romaria/Piquenique de Páscoa
A população desloca-se para o campo, normalmente para o sítio Horta de Rosas, levando o Borrego assado para o piquenique. Esta romaria realiza-se na Segunda-feira de Páscoa.

A feira, que tem lugar nesta freguesia, é a Feira Franca de Ervedal, realizada anualmente, no terceiro fim-de-semana de Outubro. Para além de venda de artigos diversos, esta feira apresenta momentos de diversão com os carrosséis.